Como medir os impactos de passageiros em uma empresa de ônibus urbanos, frente a inauguração de uma nova linha do metrô?
Desafio
Empresa de ônibus urbanos precisava entender o impacto nas suas receitas em função da abertura de uma nova linha de metrô nas proximidades das suas rotas. Sabe-se que o transporte metroviário possui maior eficiência no tempo de deslocamento, custo, amplitude de rotas, previsibilidade de horários, além de propiciar maior conforto aos passageiros. Frente a esta enorme ameaça, seria necessário entender como reposicionar sua estratégia e oferta de serviços.
Solução Proposta
- Construção de um modelo preditivo com foco em entender o real impacto em número de passageiros, baseado nas distâncias entre as estações de metrô x paradas de ônibus, expectativa de passageiros por estação (metrô), quantidade de passageiros por parada (ônibus) e % de paradas impactadas pelo metrô.
- Mensurar os impactos na rentabilidade baseados nos impactos e implementação de um estudo de redução dos custos diretos envolvidos e criação da curva de rentabilidade x queda de passageiros.
Arquitetura
- Análise combinatória das relações metrô x parada de ônibus (linhas realmente impactadas)
- Priorização de todas as paradas de ônibus com até 2 km de distância para pelo menos uma estão do metrô
- Seleção das paradas diretamente impactadas

Os dados dessas linhas foram utilizados para treinar um modelo de Machine Learning. Foi criada uma equação (modelo preditivo) para conseguirmos prever o impacto das estações que seriam inauguradas.
Me envie por favor o .gif, como arquivo. Não estou conseguindo exportá-lo do powerpoint.
Resultados
Com base nas análises foi possível readequar a estratégia de posicionamento das linhas e ações preventivas para se manter as receitas.
Onde pode ser aplicada a solução
Nossos modelos de análise avançadas podem ser aplicadas para qualquer necessidade de projeção de dados com multivariáveis envolvidas.
Quer implementar inteligência
artificial no seu negócio?
