Como medir os impactos de passageiros em uma empresa de ônibus urbanos, frente a inauguração de uma nova linha do metrô?

Desafio

Empresa de ônibus urbanos precisava entender o impacto nas suas receitas em função da abertura de uma nova linha de metrô nas proximidades das suas rotas. Sabe-se que o transporte metroviário possui maior eficiência no tempo de deslocamento, custo, amplitude de rotas, previsibilidade de horários, além de propiciar maior conforto aos passageiros. Frente a esta enorme ameaça, seria necessário entender como reposicionar sua estratégia e oferta de serviços.

Solução Proposta

  • Construção de um modelo preditivo com foco em entender o real impacto em número de passageiros, baseado nas distâncias entre as estações de metrô x paradas de ônibus, expectativa de passageiros por estação (metrô), quantidade de passageiros por parada (ônibus) e % de paradas impactadas pelo metrô.
  • Mensurar os impactos na rentabilidade baseados nos impactos e implementação de um estudo de redução dos custos diretos envolvidos e criação da curva de rentabilidade x queda de passageiros.

Arquitetura

  1. Análise combinatória das relações metrô x parada de ônibus (linhas realmente impactadas)
  2. Priorização de todas as paradas de ônibus com até 2 km de distância para pelo menos uma estão do metrô
  3. Seleção das paradas diretamente impactadas

Os dados dessas linhas foram utilizados para treinar um modelo de Machine Learning. Foi criada uma equação (modelo preditivo) para conseguirmos prever o impacto das estações que seriam inauguradas.

Me envie por favor o .gif, como arquivo. Não estou conseguindo exportá-lo do powerpoint.

Resultados

Com base nas análises foi possível readequar a estratégia de posicionamento das linhas e ações preventivas para se manter as receitas.

Onde pode ser aplicada a solução

Nossos modelos de análise avançadas podem ser aplicadas para qualquer necessidade de projeção de dados com multivariáveis envolvidas.

Quer implementar inteligência
artificial no seu negócio?

Converse com um
dos nossos consultores.