Como prever o desmatamento considerando os diversos fatores envolvidos?

Estudo de 12 variáveis com o histórico de dados de 10 anos para previsão de desmatamento em 772 municípios para definição de ações a serem tomadas conforme o perfil identificado

Desafio

Estudo solicitado por uma instituição do agronegócio sustentável, sobre os impactos da Gestão Pública nos municípios e na preservação da Amazônia Legal.

OBJETIVOS DO ESTUDO

Reduzir as queimadas e desmatamentos ilegais na Amazônia Legal.

Reverter a imagem negativa do Brasil em relação às questões do meio-ambiente.

Identificar e priorizar os municípios com maior impacto previsto no desmatamento para o próximo ano.

Solução Proposta

Em análises realizadas dos 772 municípios da Amazônia Legal, foram analisados os possíveis fatores influenciadores do desmatamento, envolvendo a Gestão Municipal (mensurada pelo IGMA), Presença de Empresas, Agronegócio, Agricultura, Assentamentos, Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

Diante dos fatores influenciadores e do histórico de desmatamento de cada localidade, foi feita a projeção do desmatamento e definição da forma de atuação: Ver e Agir, Projeto Estrutural e Prevenção.

Arquitetura

Por meio da plataforma de Inteligência Artificial do IGMA TECH, cada município da Amazônia Legal teve sua previsão de desmatamento para 2021 calculada através de modelos de Inteligência Artificial (exponential smoothing, modelos multivariados, etc.).

Resultados

Priorização de
5% dos municípios
responsáveis por mais de
50% do desmatamento
da Amazônia Legal

Modelo com
consistência
de 93%

Onde pode ser aplicada a solução

Nossos modelos de análise avançadas podem ser aplicadas para qualquer necessidade de projeção de dados com multivariáveis envolvidas.

Quer implementar inteligência
artificial no seu negócio?

Converse com um
dos nossos consultores.